A INFLUÊNCIA DE FACTORES PSICOSSOCIAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

Fátima Tomás Dias dos Santos Gama

Resumo

Este estudo teve como objectivo analisar quantitativamente o insucesso escolar, identificando a relação entre os factores psicossociais e o desempenho escolar dos alunos do Complexo Escolar Privado Manuela Dias. Este estudo examinou a influência de fatores psicossociais no desempenho escolar, concentrando-se na análise quantitativa do insucesso escolar dos alunos do Complexo Escolar Privado Manuela Dias. Por meio de uma abordagem descritiva quantitativa e instrumentos de pesquisa, como questionários, exploramos a correlação entre questões psicossociais e o insucesso escolar. A população-alvo consiste em 24 professores, tendo selecionado uma amostra composta por esses 24 professores. A amostragem é do tipo senso, abrangendo todos os elementos que compõem a população. Os resultados destacam a importância crítica de factores como ambiente familiar, socioeconómico, relações interpessoais e saúde mental. A alta percentagem (87,5%) de professores que acreditam na correlação entre questões psicossociais e o insucesso escolar sugere que a maioria percebe uma influência significativa desses factores no desempenho escolar dos alunos. As percepções divergentes sobre os recursos psicossociais disponíveis indicam desafios percebidos. Sugere-se as intervenções como reforço nos recursos, comunicação eficaz e programas educativos preventivos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GAMA, Fátima Tomás Dias dos Santos. A INFLUÊNCIA DE FACTORES PSICOSSOCIAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR . Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 49, p. 51–61, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/529. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos