OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA EM LUANDA 

Conteúdo do artigo principal

António dos Santos João Miguel
Fátima Tomás Dias dos Santos Gama

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer os desafios enfrentados pelos supervisores em relação à supervisão pedagógica, utilizando uma abordagem qualitativa para compreender as suas perceções e experiências. Foram recolhidos dados através de um guião de entrevistados distribuídos a 4 supervisores pedagógicos. Os resultados mostraram que os principais desafios enfrentados pelos supervisores escolares em relação à supervisão pedagógica incluem a falta de acesso a programas de desenvolvimento profissional adequados e oportunidades de actualização, bem como a ausência de uma cultura organizacional que promova a colaboração e troca de experiências entre os supervisores. Esses desafios podem resultar em lacunas no conhecimento e habilidades necessárias para realizar efectivamente a supervisão pedagógica, dificultando a implementação de práticas inovadoras e a promoção da qualidade do ensino nas escolas angolanas.

Detalhes do artigo

Como Citar
MIGUEL, António dos Santos João; GAMA, Fátima Tomás Dias dos Santos. OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA EM LUANDA . Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 51, p. 51–62, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/569. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos