Reforma Educativa em Angola: a visão dos professores

Conteúdo do artigo principal

Fátima Tomás Dias dos Santos Gama

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as perceções dos professores em relação às reformas educativas e como essas perceções podem influenciar a formulação de políticas educacionais mais eficazes, analisar as perceções dos professores sobre a reforma educativa implementada em Angola nos últimos anos. Foram recolhidos dados através de um guião de entrevistados distribuídos a 5 professores de diferentes municípios de Luanda. Os resultados mostraram que os professores têm perceções variadas sobre a reforma educativa, com algumas perceções positivas, como a melhoria da formação e capacitação de professores e a expansão do acesso à educação, e algumas preocupações, como a falta de recursos e infraestrutura adequadas e a falta de envolvimento dos professores no processo de reforma. O estudo concluiu que é importante levar em conta as perspetivas dos professores na formulação de políticas educacionais mais eficazes e envolvê-los ativamente no processo de tomada de decisão. Além disso, é fundamental garantir que as reformas educacionais sejam implementadas adequadamente e que os professores sejam devidamente apoiados por meio de recursos, treinamento e incentivos financeiros.


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GAMA, Fátima Tomás Dias dos Santos. Reforma Educativa em Angola: a visão dos professores. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 48, p. 17–28, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/589. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos