ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NAS TURMAS DAS SALAS DE PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA RMESP
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Resumo
Com o final do período pandêmico e o retorno às aulas presenciais, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo, por meio das Avaliações Institucionais e os Instrumentos de Avaliação Docente, diagnosticou que o número de estudantes com atraso no desenvolvimento de algumas habilidades pedagógicas e dificuldades de aprendizagem aumentou exponencialmente, fazendo com que algumas alterações no Programa de Apoio Pedagógico fossem necessárias juntamente com a criação do Programa de Recuperação das Aprendizagens. Este artigo versa sobre as estratégias que podem ser tomadas para assegurar um ambiente de estudo equitativo, inclusivo, colaborativo e produtor de conhecimentos sólidos, e é embasado pelas contribuições de Elizabeth Cohen e Rachel Lotan, trazidas no livro Planejando o Trabalho em Grupo – estratégias para salas de aula heterogêneas, que foi utilizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo em seu Programa de Especialização Docente, em parceria com a Rede Sesi-SP e a Universidade de Stanford. As reflexões aqui levantadas e os exemplos trazidos, visam instrumentalizar os professores que atuam com as turmas do Projeto de Apoio Pedagógico das Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo, e subsidiá-los com novas concepções e estratégias para o efetivo sucesso de suas ações e intervenções pedagógicas, a fim de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem pelos quais passam os estudantes do Ensino Fundamental.
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