ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NAS TURMAS DAS SALAS DE PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA RMESP

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Letícia Zuza de Lima Cabral

Resumo

Com o final do período pandêmico e o retorno às aulas presenciais, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo, por meio das Avaliações Institucionais e os Instrumentos de Avaliação Docente, diagnosticou que o número de estudantes com atraso no desenvolvimento de algumas habilidades pedagógicas e dificuldades de aprendizagem aumentou exponencialmente, fazendo com que algumas alterações no Programa de Apoio Pedagógico fossem necessárias juntamente com a criação do Programa de Recuperação das Aprendizagens. Este artigo versa sobre as estratégias que podem ser tomadas para assegurar um ambiente de estudo equitativo, inclusivo, colaborativo e produtor de conhecimentos sólidos, e é embasado pelas contribuições de Elizabeth Cohen e Rachel Lotan, trazidas no livro Planejando o Trabalho em Grupo – estratégias para salas de aula heterogêneas, que foi utilizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo em seu Programa de Especialização Docente, em parceria com a Rede Sesi-SP e a Universidade de Stanford. As reflexões aqui levantadas e os exemplos trazidos, visam instrumentalizar os professores que atuam com as turmas do Projeto de Apoio Pedagógico das Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo, e subsidiá-los com novas concepções e estratégias para o efetivo sucesso de suas ações e intervenções pedagógicas, a fim de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem pelos quais passam os estudantes do Ensino Fundamental.

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Como Citar
CABRAL , Letícia Zuza de Lima. ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NAS TURMAS DAS SALAS DE PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA RMESP. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 50, p. 119–123, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/553. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos