A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

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Letícia Zuza de Lima Cabral

Resumo

Este artigo reflexivo aborda a crescente preocupação com o desempenho em avaliações externas de matemática, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), especialmente em São Paulo. As avaliações em foco neste artigo são a Provinha São Paulo e a Prova São Paulo, cujos dados contribuem para a composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP), fornecendo informações relevantes para o processo de planejamento visando à recuperação das aprendizagens. Em conclusão, a presença das avaliações externas nas políticas educacionais brasileiras é um fenômeno complexo que suscita reflexões e tensões em diversos níveis. Compreender suas bases conceituais, metodológicas e suas implicações é essencial para o aprimoramento contínuo da qualidade da educação no país, e o município de São Paulo representado pela Secretaria Municipal de Educação, conta com um Núcleo Técnico de Avaliação para pensar, elaborar e analisar os resultados dos instrumentais que compõem as avaliações institucionais que verificam o desempenho dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

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Como Citar
CABRAL , Letícia Zuza de Lima. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 52, p. 85–91, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/592. Acesso em: 19 set. 2024.
Seção
Artigos