PROPOSTAS MATEMÁTICAS NAS SALAS DE PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA RMESP
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Resumo
Ensinar matemática nas séries iniciais vem sendo, ao longo dos anos, um dos maiores desafios dos professores regentes polivalentes da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. As práticas educativas vigentes na maioria das salas de aula não preparam os estudantes para as novas exigências do século XXI. Pesquisas nos EUA mostraram que os estudantes não interagem regularmente com o pensamento conceitual ou a resolução de problemas complexos (Stigler e Hiebert, 1999). A maioria das atividades escolares consiste em tarefas que contém problemas para os quais foram ensinados métodos específicos de solução, antecipadamente. Não se exige muito raciocínio do estudante neste tipo de tarefa - apenas aplicação direta de habilidades aprendidas anteriormente e a lembrança de fatos memorizados. É um erro esperar que os estudantes aprendam a lidar com os desafios do mundo complexo de hoje, se eles são forçados a sentar calmamente em fileiras, e apenas completar exercícios que exijam habilidades básicas e se envolver em discussões lideradas pelo professor que consistem unicamente em perguntas e respostas literais, baseadas na lembrança (memorização) de fatos. Este artigo visa instrumentalizar o professor de apoio pedagógico para uma prática que rompa com esse ciclo em que nossos estudantes e docentes se encontram presos ao longo de décadas.
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