A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E O DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

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Sidneia Viana

Resumo

Ao se pensar sobre o protagonismo dos estudantes e as práticas pedagógicas, é preciso se referir a percepção do seu potencial, sendo capaz de criar formas de se comunicar e se relacionar desde o início da sua vida e, por isso, também é capaz de participar com autonomia de seus próprios processos de aprendizagem, havendo a necessidade de se destacar o trabalho das competências socioemocionais. Este artigo tem como objetivo geral, discutir sobre as práticas pedagógicas; e como objetivos específicos, as competências socioemocionais com base no protagonismo dos estudantes, partindo da discussão de autores presentes na literatura corrente. A metodologia utilizada trata-se da qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica a respeito do tema. Os resultados encontrados apontaram que um dos papéis fundamentais nesse processo que é observar o estudante, ter sensibilidade em relação aos seus anseios e direcionar a aprendizagem como um mediador, para que ele possa protagonizar seu próprio conhecimento.

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Como Citar
VIANA, Sidneia. A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E O DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 50, p. 185–190, 2024. DOI: 10.52078/2675-2573.rpe.50.2024.art.560. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/560. Acesso em: 8 abr. 2025.
Seção
Artigos