A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E O DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao se pensar sobre o protagonismo dos estudantes e as práticas pedagógicas, é preciso se referir a percepção do seu potencial, sendo capaz de criar formas de se comunicar e se relacionar desde o início da sua vida e, por isso, também é capaz de participar com autonomia de seus próprios processos de aprendizagem, havendo a necessidade de se destacar o trabalho das competências socioemocionais. Este artigo tem como objetivo geral, discutir sobre as práticas pedagógicas; e como objetivos específicos, as competências socioemocionais com base no protagonismo dos estudantes, partindo da discussão de autores presentes na literatura corrente. A metodologia utilizada trata-se da qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica a respeito do tema. Os resultados encontrados apontaram que um dos papéis fundamentais nesse processo que é observar o estudante, ter sensibilidade em relação aos seus anseios e direcionar a aprendizagem como um mediador, para que ele possa protagonizar seu próprio conhecimento.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.