PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

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Sidneia Viana

Resumo

Sobre as mudanças educacionais que ocorreram no Brasil, o movimento da Pedagogia de Projetos ganhou força a partir de Lourenço Filho e Anísio Teixeira que redigiram um documento chamado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” no ano de 1932. Paschoal Leme e Cecília Meireles, em especial, deixaram de lado diferenças ideológicas e políticas, para idealizar um processo de democratização da educação, o que viria a beneficiar os estudantes futuramente. Esse novo tipo de metodologia está relacionado à organização das práticas pedagógicas e incentiva uma aprendizagem mais dinâmica, interativa, em que o professor é o mediador, tirando o estudante da passividade e assumindo a posição de construtor do conhecimento. Assim, como objetivo geral tem-se uma breve discussão a respeito da Pedagogia de Projetos no contexto escolar; e como objetivos específicos, suas contribuições para os estudantes, em especial, do Ensino Fundamental I. Os resultados indicaram que existe uma influência positiva ao se utilizar a Pedagogia de Projetos uma vez que contribui para o seu aprendizado, desenvolvimento social e cognitivo. 

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Como Citar
VIANA, Sidneia. PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 51, p. 167–172, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/584. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos