PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Conteúdo do artigo principal

Sidneia Viana

Resumo

Sobre as mudanças educacionais que ocorreram no Brasil, o movimento da Pedagogia de Projetos ganhou força a partir de Lourenço Filho e Anísio Teixeira que redigiram um documento chamado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” no ano de 1932. Paschoal Leme e Cecília Meireles, em especial, deixaram de lado diferenças ideológicas e políticas, para idealizar um processo de democratização da educação, o que viria a beneficiar os estudantes futuramente. Esse novo tipo de metodologia está relacionado à organização das práticas pedagógicas e incentiva uma aprendizagem mais dinâmica, interativa, em que o professor é o mediador, tirando o estudante da passividade e assumindo a posição de construtor do conhecimento. Assim, como objetivo geral tem-se uma breve discussão a respeito da Pedagogia de Projetos no contexto escolar; e como objetivos específicos, suas contribuições para os estudantes, em especial, do Ensino Fundamental I. Os resultados indicaram que existe uma influência positiva ao se utilizar a Pedagogia de Projetos uma vez que contribui para o seu aprendizado, desenvolvimento social e cognitivo. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VIANA, Sidneia. PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 51, p. 167–172, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/584. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos