O JORNAL COMO UM RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

Conteúdo do artigo principal

Luís Venâncio

Resumo

O presente artigo traz em discussão a problemática do jornal como um recurso de ensino-aprendizagem interdisciplinar. Um recurso de ensino bastante valioso e que pode ser explorado como recurso de ensino em qualquer disciplina mas que, infelizmente é muito menos usado sobretudo na nossa realidade angolana pelo facto de muitos dos professores ainda desconhecerem o quão valioso é este recurso que pode ser usado em qualquer disciplina independentemente do tema/assunto ou classe. O artigo tem como base a pesquisa bibliográfica, já que consta da busca de diferentes livros, revistas, brochuras, entre outros documentos. O uso do jornal em sala de aula como recurso de ensino-aprendizagem indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula, transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino visto que em muitos casos dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, chega a ser mais bem-sucedido do que o simples livro didáctico, pois esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes. O uso do jornal na escola serve de base para o desenvolvimento dos temas transversais trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos factos e notícias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VENÂNCIO, Luís. O JORNAL COMO UM RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 24, p. 51–59, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/192. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos