O JORNAL COMO UM RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo traz em discussão a problemática do jornal como um recurso de ensino-aprendizagem interdisciplinar. Um recurso de ensino bastante valioso e que pode ser explorado como recurso de ensino em qualquer disciplina mas que, infelizmente é muito menos usado sobretudo na nossa realidade angolana pelo facto de muitos dos professores ainda desconhecerem o quão valioso é este recurso que pode ser usado em qualquer disciplina independentemente do tema/assunto ou classe. O artigo tem como base a pesquisa bibliográfica, já que consta da busca de diferentes livros, revistas, brochuras, entre outros documentos. O uso do jornal em sala de aula como recurso de ensino-aprendizagem indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula, transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino visto que em muitos casos dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, chega a ser mais bem-sucedido do que o simples livro didáctico, pois esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes. O uso do jornal na escola serve de base para o desenvolvimento dos temas transversais trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos factos e notícias.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.