O IMPACTO CAUSADO POR UM PROFESSOR ARROGANTE E PREPOTENTE NA APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS

Conteúdo do artigo principal

Elizabeth Hama Francisco
Luís Venâncio
Maria Mbuanda Caneca Gunza Francisco
Manuel Francisco Neto

Resumo

RESUMO


Em todas profissões identificam-se os bons e os maus profissionais, analisando a ética profissional, sua produção, relacionamento, empenho e a qualidade de seu trabalho e no caso em questão, o de professor arrogante e prepotente, também sua didáctica e relacionamento com os alunos em sala de aula bem como com os colegas de profissão. Acredita-se que uma grande quantidade de pessoas já teve contacto com esse tipo de professor porque infelizmente ele está presente em quase todas escolas independentemente do nível e subsistema de ensino, há sempre um professor arrogante e prepotente. O presente artigo serve como alerta a alguns professores, que muitas vezes se intitulam como super-dotados e génios em professorado, educadores por excelência, e que equivocadamente, confundem a arrogância, rigidez e o algebrismo, como sinónimo de um professor excelente ou como forma de melhor controlar e dominar seus alunos. O professor arrogante e prepotente faz da sala de aula um local onde tudo é estabelecido por ele e pelas normas da instituição, acatadas passiva e comodamente, vendo o aluno como um receptor de conhecimentos; sem espaço para discussão, nem momento para esclarecimento de dúvidas. Este professor se sente no pleno direito de manipular, humilhar e até injustiçar o aluno conforme sua vontade sem, no entanto, se importar com as consequências que advenham desta atitude que vão desde o mau rendimento académico à desistência do aluno. Para esta pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, valorizando a fala dos sujeitos, através do estabelecimento de categorias de análise. A escolha foi de uma metodologia que trabalhe com significados, valores e atitudes, no intuito de apreender e compreender a questão do estudo, que vai, aos poucos, se configurando em quase todas as escolas, níveis e subsistemas de ensino. Os dados quantitativos serviram de base e direcionamento para as análises.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANCISCO, Elizabeth Hama; VENÂNCIO, Luís; FRANCISCO, Maria Mbuanda Caneca Gunza; FRANCISCO, ᵌManuel. O IMPACTO CAUSADO POR UM PROFESSOR ARROGANTE E PREPOTENTE NA APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 44, p. 13–29, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/473. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos