A LUDICIDADE E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORAL NAS CRIANÇAS

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Maria de Lourdes Ferreira da Silva

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o desenvolvimento da expressão física na infância durante a educação infantil, por meio de jogos e brincadeiras. O conceito de personificação surgiu a fim de salvar a dimensão sensível, lançando um novo olhar sobre as pessoas, a sociedade e o mundo: criatividade, sensibilidade, diversão, arte e tecnologia, entre outros, formam as relações que existem no cotidiano das pessoas que incorporam esse conceito, em sua totalidade e complexidade. Isso deve depender da infância, que é o período de descoberta da criança, durante a qual ela deve ser estimulada a se desenvolver plenamente. Assim, este artigo apresenta uma discussão sobre o movimento corporal associado às práticas pedagógicas da educação infantil como manifestação do corpo e da mente infantil a partir da ludicidade, por meio de uma revisão da literatura relevante sobre o tema. Os resultados encontrados demonstraram que os movimentos corporais, em tese, necessitam de mudanças nas interpretações realizadas sobre o movimento infantil, incluindo-se as concepções de desenvolvimento, norteando a construção de propostas e orientações curriculares para a Educação Infantil.

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Como Citar
SILVA , Maria de Lourdes Ferreira da. A LUDICIDADE E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORAL NAS CRIANÇAS. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 52, p. 123–132, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/613. Acesso em: 19 set. 2024.
Seção
Artigos