A IMPORTÂNCIA DA PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS DESDE A INFÂNCIA

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Vilma Cavalcante Sabino da Silva

Resumo

Compreender a relevância dos contos mágicos no desenvolvimento infantil é um aspecto crucial a ser considerado ao repensar novas abordagens na educação. Este estudo tem como objetivo desvendar a origem dos contos de maravilhamento, para além do surgimento da infância em si, estabelecendo conexões com dois proeminentes teóricos do desenvolvimento humano. As contribuições de Vygotsky e Piaget para o processo de formação do indivíduo fornecem bases sólidas para repensar a prática educacional. Desse modo, o próprio processo de ensino-aprendizagem se entrelaça com as questões do desenvolvimento. Neste trabalho, exploraremos a construção do sujeito, a história do surgimento da infância com foco nos brinquedos, e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Ao final, o leitor será conduzido a refletir sobre as ideias e sugestões de aplicação dos contos de encantamento no contexto educativo, incentivando a aprendizagem como recurso para leitura, interpretação de textos, dramatização e fortalecimento das relações interpessoais.

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Como Citar
SILVA, Vilma Cavalcante Sabino da. A IMPORTÂNCIA DA PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS DESDE A INFÂNCIA . Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 49, p. 115–120, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/538. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos